quarta-feira, 18 de junho de 2025

A solidão de Majin Boo

Há um entre os vários e bons personagens do anime Dragon Ball Z que sempre me chamou atenção. Gordo, engraçado porém extremamente perigoso: Majin Boo. Apesar de ele assumir várias formas diferentes ao longo da saga que leva o seu nome (o último arco do anime), é a sua primeira forma que mais me intriga e merece ser analisada.

Despertado pelo mago Babidi, filho de Bibidi, Majin Boo é um demônio milenar que foi aprisionado pelos senhores Kaioh há séculos, para que não fizesse mal a ninguém. Quando o mago Babidi finalmente consegue despertá-lo, é nessa forma cômica que ele aparece, pois era a última em que ele se encontrava antes de ficar preso num ovo gigante.

Majin Boo é um personagem interessante por várias razões. A primeira, é sua aparência: como um gorducho divertido que só pensa em comer chocolate pode oferecer perigo? Não parece ser possível. Segundo: seus poderes. Ele é extremamente forte, e ainda pode se regenerar, isto é, ele é capaz de sobreviver caso uma única célula sua esteja intacta (ele pode ter o seu corpo reconstruído quantas vezes for necessário). Terceiro: sua personalidade infantil. Tal como uma criança pequena, ele não aceita ser contrariado e se torna agressivo quando alguém ousa desafiá-lo. E é nisso que está o segredo.

Majin Boo foi criado como um ser maligno. E ele se comporta como tal. Mas por ter absorvido no passado um supremo senhor Kaioh que era comilão e dócil, ele têm um pouco dessas características ao ser revivido no começo do arco. Porém, ele é manipulado pelo mago Babidi que quer usá-lo como uma arma de destruição para dominar o universo. Devido a isso, Boo faz tudo o que seu amo manda numa obediência cega.

Isto porém muda quando ele conhece Mr Satan. Mr Satan tinha ido até sua casa justamente para matá-lo (o que obviamente não ocorreu), Boo simpatizou com ele e o convidou pra ser o seu servo (Satan, mais por medo do que por vontade, aceitou). Criando uma coragem rara, ele pergunta a Majin Boo porque ele matava as pessoas, e Boo o responde que fazia isso porquê "achava divertido" e porque foi o que o mago Babidi lhe ensinou. Satan explica que isso não é bom, que é algo mau e que causa dor a inocentes, e mesmo sem entender bem, Boo promete que não voltará a matar pessoas, em respeito a Satan.

Outro momento que tocou muito o monstro foi quando conheceu um menino cego. Boo já estava pronto para destruí-lo, mas se surpreendeu ao perceber que o menino não se assustava com ele como as demais pessoas. Pouco depois, Boo descobre que ele era cego e então decide curá-lo. O menino fica muito feliz e conversa com ele tranquilamente, sem saber que estava diante de um ser malévolo e temido por todos...

O "fim" do Majin Boo gordo se dá quando, após ter seu cachorrinho de estimação assassinado por um psicopata que estava se aproveitando do caos provocado por Boo para matar e ficar impune, Boo têm seu lado completamente mau despertado e luta com ele. Seu lado mau que é um outro Majin Boo magro e cinza que sai da sua cabeça, vence a luta e absorve o Majin Boo gordo, transformando-o em chocolate. É nesse momento que começam as melhores lutas da fase final do anime.

Mas o que vemos aqui é digno de ponderação. Majin Boo começou a se regenerar quando conheceu Mr Satan, se comoveu com o menino cego e se afeiçoou ao cãozinho que encontrou perdido. Mas seu lado mau, toda sua fúria despertaram ao ver seu cão morto covardemente por um assassino. Majin Boo nos ensina algumas lições:
Que nem todos são maus por natureza, alguns o podem ser por causa da "educação" que tiveram. Ele não tinha noção de que o que fazia era errado, e por isso o fazia.

Quando alguém recebe um tratamento digno, pode ter sua maldade "desarmada". Muitas vezes, as pessoas ficam na defensiva, porque já tiveram muitas experiências ruins ao longo da vida e de maneira inconsciente podem pensar que todos estão contra ela, não confiar em ninguém e de antemão se preparam para atacar, crendo se defender. 

Majin Boo gordo lutou contra o seu lado mau, mas não prevaleceu . Mas o simples ato de lutar contra, demonstra o desejo de mudança, tal como ocorre conosco quando nos esforçamos para não fazer algo que sabemos que é ruim mas que temos um forte desejo de fazer...

Não vou entrar no mérito da questão sobre o quê acontece com o personagem ao longo da saga, pois como já dito, ele passa por várias transformações até ter o seu desfecho, digamos assim.

O Majin Boo gordo é um dos personagens mais solitários e incompreendidos de todo o anime. Ele é uma criança perigosa e superpoderosa que ao ser manipulado por seres maldosos que querem conquistar seus objetivos através dele, ele se torna um verdadeiro demônio. A solidão de Majin Boo é a solidão de todos aqueles que um dia foram rejeitados, mal educados, cresceram traumatizados e que agora são vistos como monstros pela sociedade em que estão inseridos. 

Sua solidão é a resposta para a incompreensão dele, ou melhor, é a resposta da incompreensão dos outros sobre ele. Sua regeneração é sua humanização e a prova de que todos podem mudar, caso alguém acredite neles e ofereça um mínimo de carinho. O desprezo só isola, o isolamento só gera revolta, e a revolta, destruição.

Um comentário:

  1. Gostei da reflexão, espero que venham outros temas tão interessantes quanto esse.

    ResponderExcluir