quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Uma grande lição que aprendemos de nosso Pai Abraão

O Faraó do Egito (Gênesis 12:10-20)

1. Abraão e sua esposa Sara descem ao Egito, porque uma grande fome havia se instalado em Canaã (Gn 12:10).

2. Abraão pede a sua esposa Sara que diga aos egípcios que ela era sua irmã (o que era verdade, como veremos mais adiante), porque temia que os egípcios o matassem se dissesse que era sua esposa, já que Sara era muito bonita e desejável, sexualmente falando (vs 11-13).

3. Quando Abraão e Sara chegaram ao Egito, os egípcios e os príncipes viram a formosura de Sara, e então a tiraram de Abraão e a levaram à casa de Faraó, para que a fizesse sua esposa (v.15).

4. Como recompensa, Abraão recebeu do Faraó muitos presentes (v.16).

5. Então Javé feriu à Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sara (v.17).

6. O Faraó chamou então à Abraão, e lhe reprovou o porque lhe ocultou que Sara era sua esposa, o que significa que Sara deve ter dito que ela era esposa de Abraão (v 18-19).

7. Então o faraó, nobremente, entregou Sara à seu esposo Abraão, e lhe disse que fosse embora do Egito (v.20).

Conclusão: Abraão agiu de forma covarde, somente para salvar sua pele, mas não mentiu quando disse que Sara era sua irmã, como veremos mais adiante. Apesar disso, por ocultar aos egípcios que Sara era também sua esposa, os príncipes de Egito lhe tiraram a sua esposa, para a darem à faraó. Se Abraão tivesse dito toda a verdade, e não só uma parte da verdade, então os egípcios teriam respeitado a sua esposa Sara, e não a teriam levado a casa do faraó para que se deitasse com ela. Observem que Abraão jamais entregou sua esposa a faraó, porque o versículo 15 diz bem claro que foram os príncipes do Egito os que tiraram a Sara e a levaram à casa do faraó, para que a tomasse por esposa, e isto, sem nenhuma dúvida, foi uma tragédia para Abraão, o qual amava Sara. Mas acontence que foi ela, Sara, quem disse então a verdade à faraó, dizendo-lhe que era esposa de Abraão, e como resultado de tudo isto foram ambos expulsos do Egito. Aprendizado: ir com a toda a verdade adiante, mesmo que pareça que este ocultamento de parte da verdade nos salvará a vida, é sempre um pecado e um erro, sempre temos que dizer toda a verdade e não meias verdades, custe o que custar!

. O Rei Abimeleque (Gênesis 20:1-18)

1- Abraão (Deus lhe mudou o nome, Gn 17:5-6) acampou como forasteiro no país de Gerar (v.1).

2- Então Abraão, mais uma vez, ocultou parte da verdade, para salvar sua pele, e disse ao rei de Gerar, Abimeleque, que Sara era sua irmã, então Abimeleque levou a Sara para sua casa, para fazê-la sua esposa (v.2). Até podemos imaginar a cara de estúpido que fez Abraão quando lhe tiraram de novo sua amada esposa uns pagãos, tropeçando Abraão outra vez na mesma pedra. Está claro que Abraão não aprendeu a lição que teve no Egito, senão que utilizou a mesma tática de ocultar a verdade, em lugar de dizer toda a verdade aos pagãos.

3- Deus então mostrou à Abimeleque em sonhos que Sara estava casada com Abraão, e que isto iria custar a vida ao próprio Abimeleque. Esta ameaça de morte por parte de Deus deixou Abimeleque aterrorizado (v.3).

4- Então Abimeleque teve em sonhos um diálogo com Deus, e disse à Deus que ele era inocente, porque Abraão lhe disse que Sara era sua irmã (v 4-5).

5- A resposta de Deus foi muito misericordiosa para Abimeleque. O Senhor compreendeu que Abimeleque agiu com integridade de coração e sem malícia, e foi Deus quem impediu que Abimeleque tivesse sexo com Sara (v.6).

6- Então Deus disse à Abimeleque que devolvesse Sara à seu legítimo esposo: Abraão, e Abraão oraria por Abimeleque para que ele vivesse (v6).

7- Pela manhã bem cedo, Abimeleque levantou-se e contou este sonho a todos seus servos, o que lhes produziu muito medo (v.8).

8- Então o rei Abimeleque chamou à Abraão, e lhe deu uma grande repreensão, dizendo-lhe que fez errado ao ocultar que Sara era sua esposa (v.9-10). Que vergonha para Abraão, um rei pagão que não conhecia à Javé reprovando ao santo Abraão por ter ocultado toda a verdade...Incrível! Até podemos imaginar Abraão com a cabeça baixa e vermelho como um tomate de vergonha!

9- Abimeleque perguntou à Abraão o que ele pensava quando ocultou que Sara era sua esposa, e a resposta de Abraão foi que ele cria que nessa terra não havia temor de Deus, e que lhe matariam se dissesse a verdade de que Sara era sua esposa (v.11). Como podemos ver, o que Abraão fez foi julgar erroneamente à estes pagãos, já que eles também temiam à Deus, pois a consciência de cada ser humano nos diz o que está bem, e o que está mal, e isto é algo que Abraão não chegou a compreender quando ocultou que Sara era sua esposa.

10- Em seguida Abraão disse a verdade ante o rei Abimeleque: que Sara também era sua irmã, pois era filha de seu pai, não da sua mãe, o que significa que Abraão não mentia quando dizia que Sara era sua irmã, simplesmente o que fez foi ocultar que também era sua esposa, para salvar sua vida. Portanto, é um erro grosseiro dizer que Abraão mentia quando dizia que Sara era sua irmã (vs 12-13).

11- Observamos agora qual foi a reação do rei pagão Abimeleque. Ao ouvir toda a verdade de Abraão, então o rei lhe recompensou com ovelhas, vacas, servos e servas, e além disso lhe devolveu sua esposa Sara, e não só isso, lhe disse que podia habitar onde quisesse dentro do seu reino (vs 14-15). Está claro que este rei pagão conhecia a Deus e amava a verdade, e por isso é que recompensou Abraão de forma tão generosa.

12- O rei Abimeleque também presenteou Abraão com mil moedas de prata (uma fortuna bem grande nesta época), e então Abraão orou à Deus, e Javé curou das enfermidades à Abimeleque, sua mulher e suas servas, e tiveram filhos (vs 16-17).

Consequentemente, Abraão nunca entregou sua esposa Sara à faraó nem à Abimeleque, ele não era tão estúpido para entregar a sua belíssima esposa Sara à reis pagãos, simplesmente estes reis a tomaram de Abraão por ocultar toda a verdade, e não dizer que, além de sua meia-irmã, também era sua esposa. Abraão teria evitado todos estes desgostos se desde o princípio tivesse dito toda a verdade. Contudo, Deus, em sua sabedoria infinita, permitiu que Abraão escondesse toda a verdade a respeito de sua esposa Sara, para ensinar no final uma grande lição: que sempre tem que dizer ao mundo toda a verdade, sem ocultar nada, custe o que custar, já que ocultar toda a verdade pode nos trazer consequências muito dolorosas e indesejáveis.

("Una gran lección que aprendemos de nuestro Padre Abraham", de Tito Martínez de Espanha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário