quinta-feira, 11 de outubro de 2018

A aparição de Samuel

Uma das passagens mais distorcidas e pervertidas pela cristandade para ensinar a falsa doutrina da imortalidade da alma é o caso da aparição de Samuel, relatado em 1 Samuel 28:7-20. Eles dizem que foi a alma ou o espírito de Samuel que apareceu neste momento, porém, vejamos a verdade sobre este assunto:

Em primeiro lugar, tem que deixar claro que não foi a alma do profeta Samuel que apareceu, porque muitos ensinam essa falsa doutrina que ao ser submetida à luz das Sagradas Escrituras carece de fundamentação bíblica. Então, devemos fazer uma exegese apropriada para determinar a verdadeira identidade de quem realmente apareceu nessa sessão espírita. Primeiro leiamos o texto:

1 Samuel 28:12 " Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul. 13 E o rei lhe disse: Não temas; porém que é o que vês? Então, a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra. 14 E ele lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou. 15 Samuel disse a Saul: Por que me desinquietaste, fazendo-me subir? Então, disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso, te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer. 16 Então, disse Samuel: Por que, pois, a mim me perguntas, visto que o Senhor te tem desamparado e se tem feito teu inimigo? 17 Porque o Senhor tem feito para contigo como pela minha boca te disse, e o Senhor tem rasgado o reino da tua mão, e o tem dado ao teu companheiro Davi. 18 Como tu não deste ouvidos à voz do Senhor e não executaste o fervor da sua ira contra Amaleque, por isso, o Senhor te fez hoje isso. 19 E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o Senhor entregará na mão dos filisteus. 20 E, imediatamente, Saul caiu estendido por terra e grandemente temeu por causa daquelas palavras de Samuel; e não houve força nele, porque não tinha comido pão todo aquele dia e toda aquela noite."

Depois de ler este texto bíblico é necessário ressaltar que há duas posturas interpretativas acerca da identidade deste ser que apareceu nesta sessão espírita: A primeira postura é que este ser era Samuel porque a Bíblia o descreve como tal. A segunda postura é que esta entidade era um demônio disfarçado de Samuel.

Mas talvez alguns se perguntem: se era um espírito iníquo que fingia ser o profeta Samuel, então, porque a passagem diz claramente que era Samuel? Por que não diz que era um demônio disfarçado de Samuel?

1- Primeiro que todo o texto não afirma que a pitonisa disse que tinha visto Samuel. Ela não disse: "Vejo à Samuel" ou "aqui está Samuel", ela apenas viu imagens ou silhuetas não definidas.E é assim que respondeu à Saul: "Vejo deuses que sobem da terra".(1 Sm 28:13). Depois lhe informou: "Vem subindo um homem ancião e está envolto numa capa.Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou."(1 Sm 28:14). Observem que de acordo com a descrição proporcionada pela advinha de Endor foi Saul que imaginou que era o defunto Samuel, e com base nesta premissa, o relato personifica esta silhueta como se fosse o profeta Samuel.

2- Se os mortos estão no pó da terra e já não existem (Dn 12:2), então porque o profeta Samuel apareceu? A explicação é bem fácil de entender: porque não era o profeta Samuel, mas um demônio fazendo-se passar por ele!! Apenas reflitamos nisto: Se Saul consultou à Deus, mas Deus não lhe respondeu nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas (1 Sm 28:6), muito menos iria lhe responder com a prática satânica da invocação dos mortos que Deus mesmo condenava na sua palavra (Lv 19:31). Deus e sua palavra não se contradizem. E aliás, não é de se estranhar que um demônio aparecesse em uma sessão espírita, já que a Bíblia diz claramente que Satanás se disfarça como anjo de luz (2 Co 11:14).

3- Na realidade não foi com Samuel que a médium espírita se comunicou, já que Samuel estava morto, e a Palavra de Deus diz que os mortos de nada sabem (Ec 9:5) e na morte perecem os pensamentos da pessoa (Sl 146:4). Não, não podia ser Samuel porque Samuel era um profeta de Deus e em vida ele se opôs aos mediuns espíritas (1 Samuel 15:23).

4- Enquanto Samuel esteve vivo, havia se recusado falar com o desobediente Saul (1 Sm 15:34). Por isso, se Samuel ainda estivesse vivo no além, teria permitido que uma médium espírita fizesse acordos para uma reunião entre ele e e Saul? 

5- Pense também nisto: Deus tinha se negado a dar informação à Saul (1 Sm 28:6), então, poderia uma médium espírita obrigar à Deus a dar uma mensagem a Saul através do falecido Samuel?

6- E se os vivos pudessem realmente comunicar-se com os mortos, então, por que Deus proíbe isso na sua palavra e o considera uma prática imunda? "Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes; - não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos?"(Isaías 8:19).

7- Alguns argumentam que este espírito tem que ter sido o profeta Samuel já que tudo o que ele disse se cumpriu e que Satanás fala mentiras ou mistura a verdade com a mentira, mas nunca diz a verdade. Porém, isso não procede, se tivermos em conta o relato bíblico registrado em Atos 16:16-17: "E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo." Está claro que esta moça tinha espírito de adivinhação e este espírito não disse uma mentira ou uma meia verdade, mas a pura verdade, que Paulo e Silas eram servos de Deus que anunciavam o caminho da salvação. Então, esse argumento de que Satanás não pode dizer algo verdadeiro é totalmente falso. A pitonisa de Endor também era uma mulher que tinha espírito de adivinhação (1 Sm 28:7) e por meio desse espírito conseguiu predizer a morte de Saul (1 Sm 28:19 compare com 1 Sm 31:4-6).

8- Deus não poderia ter levantado nesse momento ao profeta Samuel para dar uma mensagem especial ao rei Saul, e não porque não possa fazê-lo, mas pela simples razão que Deus não pode contradizer sua palavra. Deuteronômio 18:10-14 diz:

"Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, teu Deus, as lança fora de diante de ti. Perfeito serás, como o Senhor, teu Deus. Porque estas nações que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o Senhor, teu Deus, não permitiu tal coisa."

Deus pode fazer o que quiser, e ele perfeitamente pode fazer voltar à vida um morto, em alguma circunstância especial, para dar uma mensagem a alguma pessoa, mas não utilizando o que ele mesmo condena na sua Palavra: a bruxaria, a adivinhação e o espiritismo.

("La Aparición de Samuel.1 Samuel 28:7-20", de Henry Jaimes Martínez da Colômbia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário