quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Javé é o Pai de Jesus (Parte I)

Têm surgido já faz tempo, um movimento religioso que acusa ao Deus bíblico Javé de ser um ser cruel e impiedoso, outros vão mais além acusando-o de ser o mesmo Satanás; Mas por mais absurdo que isto seja, não somente se empenham em afirmar isto sem medo de se equivocarem, mas que também acusam a Javé de não ser o Pai de Jesus. Estes são maioritariamente aqueles que crêem nas tábuas sumerias, e outros tantos. Vejamos quais são os falsos argumentos que usam, tomados de uma página destes que crêem que o Deus Javé é um deus sádico:                                                                             Sacrifícios na Bíblia

"Consagra-me todos os primogênitos entre os israelitas, tanto de homens como animais.São meus." A ordem anterior a vemos em várias passagens do Êxodo, e sua variação de "Me entregarás ao primogênito de teus filhos" aparece também no livro de Números. A interpretação convencional mostra que essa entrega e consagração não implicava em sacrifício, mas passagens como "Em seus dias, Hiel, o betelita, edificou a Jericó; morrendo Abirão, seu primogênito, a fundou; e, morrendo Segube, seu último, pôs as suas portas; conforme a palavra do Senhor, que falara pelo ministério de Josué, filho de Num." (1 Rs 16, 34; Js 6.26) poderiam despertar um pouco nossas suspeitas, muito mais se temos em conta o que B.A.Turaiev nos diz em sua obra "O oriente clássico", a saber: "As escavações arqueológicas a Mégido, Jericó e Guerer proporcionaram monumentos a estes bárbaros atos. Se encontraram restos de crianças colocados nas bases de edificações de residências." Chegando a este ponto, alguém poderia objetar que se punha as crianças mortas debaixo de construções; mas, se o que diz a Bíblia e o que diz Turaiev trata sobre os mesmos feitos: porque a passagem bíblica diz " a custo da vida de" quando se aos filhos de Hiel de Betel?..."  

Vejamos: Segundo estes indivíduos Javé aceitava e exigia sacrifícios humanos porque se diz em Êxodo que sejam consagrados primogênitos a ele. Mas isso é estúpido porque se dava em troca um resgate. Não eram sacrificados como faziam os povos pagãos com seus primogênitos, isto era um símbolo da morte de todos os primogênitos do Egito como bem se explica no capítulo 13:                   

"Êxodo 13.1 Então, falou o Senhor a Moisés, dizendo: 2 Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é. 3 E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois, com mão forte, o Senhor vos tirou daqui; portanto, não comereis pão levedado. 4 Hoje, no mês de Abibe, vós saís. 5 E acontecerá que, quando o Senhor te houver metido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos heveus e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais que ta daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mês. 6 Sete dias comerás pães asmos; e ao sétimo dia haverá festa ao Senhor. 7 Sete dias se comerão pães asmos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos. 8 E, naquele mesmo dia, farás saber a teu filho, dizendo: Isto é pelo que o Senhor me tem feito, quando eu saí do Egito. 9 E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos; para que a lei do Senhor esteja em tua boca; porquanto, com mão forte, o Senhor te tirou do Egito. 10 Portanto, tu guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano. 11 Também acontecerá que, quando o Senhor te houver metido na terra dos cananeus, como jurou a teus pais, quando te houver dado, 12 apartarás para o Senhor tudo o que abrir a madre e tudo o que abrir a madre do fruto dos animais que tiveres; os machos serão do Senhor. 13 Porém tudo o que abrir a madre da jumenta resgatarás com cordeiro; e, se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; mas todo primogênito do homem entre teus filhos resgatarás. 14 Se acontecer que teu filho no tempo futuro te pergunte, dizendo: Que é isto? Dir-lhe-ás: O Senhor nos tirou com mão forte do Egito, da casa da servidão. 15 Porque sucedeu que endurecendo-se Faraó, para não nos deixar ir, o Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de homem até ao primogênito dos animais; por isso, eu sacrifico ao Senhor os machos de tudo o que abre a madre; porém, a todo primogênito de meus filhos, eu resgato. 16 E será por sinal sobre tua mão e frontais entre os teus olhos; porque o Senhor nos tirou do Egito com mão forte."                                       

Como podemos ver, isto está muito longe de ser um sacrifício humano de bebês, mas que era um memorial no qual de maneira simbólica se dava um resgate pelos primogênitos, nenhum sacrifício humano se fez a Javé.     

Logo dizem que em 1 Reis 16.34 e Josué 6.26 se faz menção a dois sacrifícios humanos. Contudo, sempre como de costume, se esquecem do contexto e distorcem à sua conveniência os versículos. Pois 1 Reis 16.34 é o cumprimento da maldição que Josué pronunciou sobre os reedificadores da cidade de Jericó. Em nenhum momento se fala de um sacrifício a Javé. 

 E continuam citando estes textos: "Todavia, nenhuma coisa consagrada que alguém consagrar ao Senhor de tudo o que tem, de homem, ou de animal, ou do campo da sua possessão, se venderá nem resgatará; toda coisa consagrada será uma coisa santísima ao Senhor. Toda coisa consagrada que for consagrada do homem não será resgatada; certamente morrerá." (Levítico 27.28-29, Êxodo 21.15).

Javé não pede, nem aceita, nem exige nenhum sacrifício humano nesta passagem, a interpretação fora do contexto que fazem é espantosa, pois o que se está dizendo nesse texto é que não consagrem a Deus coisas que não eram realmente valiosas, nada que tenha sido consagrado a Deus poderá resgatar-se, pois é algo ou alguém sagrado para Deus. 

 "Quando o Senhor te tenha entregado as nações desta terra, as consagrarás ao anátema.Não terás piedade: não deixarás nem uma alma com vida, sem nenhuma distinção, os ferirá a fio de espada" (Dt 2.31-36, Js 6.17.7).

Deus mandou destruir os povos que faziam essas atrocidades, das quais acusam ao Deus verdadeiro, Pai de Jesus. Assim adoravam seus deuses e consagravam a eles seus primogênitos. É curioso como para estes ingratos, Javé, não é um Deus justo e ao fazer justiça lhe lançam a culpa de ser cruel!    

" E disse-lhe: Assim diz o Senhor: Porquanto soltaste da mão o homem que eu havia posto para destruição, a tua vida será em lugar de sua vida, e o teu povo, em lugar do seu povo." (1 Reis 20.42).

Em nenhuma parte desta passagem há um sacrifício humano para Javé, nem Deus é cruel. Ben
-Hadade foi um malvado e soberbo rei da Síria, que pelejou contra Israel, começando por querer apoderar-se de tudo, dizendo o seguinte:                               

"E Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todas as suas forças; e trinta e dois reis, e cavalos, e carros havia com ele; e subiu, e cercou Samaria, e pelejou contra ela. E enviou à cidade mensageiros, a Acabe, rei de Israel. E disse-lhe: Assim diz Ben-Hadade: A tua prata e o teu ouro são meus; e tuas mulheres e os melhores de teus filhos são meus." (1 Reis 20:1-3)

E como se esta maldade por si só fosse pouco, depois de pelejar contra Israel e perder formalmente, disseram de Javé o seguinte:           

"Porque os servos do rei da Síria lhe disseram: Seus deuses são deuses dos montes; por isso, foram mais fortes do que nós; mas pelejamos com eles em campo raso e por certo veremos se não somos mais fortes do que eles! Faze, pois, isto: tira os reis, cada um do seu lugar, e põe capitães em seu lugar,  e numera outro exército, como o exército que caiu de ti, e cavalos como aqueles cavalos, e carros como aqueles carros; e pelejemos com eles em campo raso e veremos se não somos mais fortes do que eles! E deu ouvidos à sua voz e assim fez. E sucedeu que, passado um ano, Ben-Hadade fez revista dos siros e subiu a Afeca, para pelejar contra Israel."(1 Reis 20.23-26).                

E apesar desta maldade, e de que Deus lhe entregou a esta multidão malvada, Acabe fez um pacto com Ben-Hadade para sua conveniência tal como diz o verso 34:

1 Reis 20.33 E aqueles homens tomaram isso por bom presságio, e apressaram-se em apanhar a sua palavra, e disseram: Teu irmão Ben-Hadade vive. E ele disse: Vinde, trazei-mo. Então, Ben-Hadade saiu a eles e Acabe o fez subir ao carro. 34 E disse ele: As cidades que meu pai tomou de teu pai tas restituirei, e faze para ti ruas em Damasco, como meu pai as fez em Samaria. E eu, respondeu Acabe, te deixarei ir com esta aliança. E fez com ele aliança e o deixou ir.  

E isto fez com que Acabe morresse em batalha como vemos no capítulo 22 no verso 30.O que fez o profeta no verso 42 do capítulo 20 é com uma história fictícia fazer-lhe pronunciar ao rei Acabe sua propia sentença por causa de sua maldade. Acabe tinha se esquecido do grave insulto de Ben-Hadade para Deus, para o povo e para todo aquele que merece respeito. Parece que não importa a estes movimentos blasfemos o fato de tirar de contexto e acusar falsamente, mas que também quando há justiça a criticam, mas depois são os primeiros que culpam a Javé se aparentemente não há.Quase tão irracionais como os ateus.

("Yehweh es el Padre de Yehshúa ", de Leonel Rivero de Argentina.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário