quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Javé é o Pai de Jesus (Parte II)

A assustadora vontade de Javé

<< Ainda muito mais impressionante que as citações anteriores, são aquelas em que explicitamente se mostra como Javé aceitou homens como tributos, tudo isso expresso em um tom de indiscutível crueldade ritualista:

" E clamou contra o altar com a palavra do Senhor e disse: Altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que queimam sobre ti incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.(1 Reis 13.2)"

Bom, parece que para estes ignorantes fazer justiça contra gente que sacrificava bebês e fazia atrocidades é algo mal e cruel. Talvez lhes houvesse parecido melhor um Deus que os deixe matar bebês, cometer atrocidades sexuais e tudo mais, e certamente reclamariam de toda maneira a este mesmo Deus de não fazer justiça. Mas muito longe de falar esta passagem de sacrifícios humanos ou rituais, esta profecia durante o reinado de Jeroboão fala de como 300 anos mais adiante o rei Josias acabaria com toda sua obra incluindo aos sacerdotes que tantos sacrifícios e atrocidades fizeram profanando o templo de Deus. E a seguinte passagem que citam conta como Josias cumpriu esta profecia:

" E sacrificou todos os sacerdotes dos altos, que havia ali, sobre os altares, e queimou ossos de homens sobre eles; depois, voltou a Jerusalém."(2 Reis 23.20).

Mas o que lhe fazem novamente é tirar de contexto e dar-lhe uma conotação sádica e distorcida. Pois não se fez sacrifício a Deus nesses altares, mas que o profanaram dando a recompensa que correspondia a esses perversos sacerdotes de Jeroboão pelos seus graves pecados.

"Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens e até para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles."(Palavras que o rei Davi dirige a Javé, nos Salmos 68.18).

Novamente se esquecem do contexto, ou melhor dizendo, o omitem de propósito para que Deus pareça um sádico que recebe sacrifícios humanos e tudo mais.Citam uma tradução que é espantosa. O que diz na realidade o texto é que Deus aceitou oferendas de homens e isto o menciona Paulo em Efésios, vou citar da mesma BL95 que estes acusadores de Javé usam:

(Bl 95) Efésios 4.8 Pois se disse: Subiu as alturas, levou cativos, e deus seus dons aos homens.

Inclusive daqueles que eram malvados e se opunham a ele e a que Deus tivesse em seu lugar um templo, aliás fazendo referência a que Deus não faz acepção de pessoas, inclusive deles também se fala. É incrível como estes difamadores torcem todo o sentido do versículo depois de tirá-lo de seu contexto.

"E trarão todos os vossos irmãos, dentre todas as nações por presente ao Senhor, sobre cavalos"...(Isaías 66.20).

É demoníaca e pouco honesta a interpretação que fazem deste texto, que distorcem e tiram do contexto novamente para sua conveniência, se lermos o versículo seguinte vamos ver duas coisas:

"Isaías 66.20 E trarão todos os vossos irmãos, dentre todas as nações, por presente ao Senhor, sobre cavalos, e em carros, e em liteiras, e sobre mulas, e sobre dromedários, ao meu santo monte, a Jerusalém, diz o Senhor, como quando os filhos de Israel trazem as suas ofertas em vasos limpos à Casa do Senhor. 21 E também tomarei alguns deles para sacerdotes e para levitas, diz o Senhor."

Primeiro, não se fala de nenhum sacrifício humano a Javé, mas da oliveira silvestre enxertada na raiz, os gentios formando parte do povo de Deus, e como vemos em Apocalipse 1.6 e 5.10 veremos que diz bem claro que Cristo nos fez reis e sacerdotes para Deus, seu Pai. E segundo, aqui a primeira grande prova que Javé é o Pai de Jesus. Mas estão tão ocupados em acusar a Deus que se esquecem de ler a Bíblia inteira para poder entender.

"Pelo que também lhes dei estatutos que não eram bons, e juízos pelos quais não haviam de viver; e os contaminei em seus próprios dons, nos quais faziam passar pelo fogo tudo o que abre a madre; para os assolar, para que soubessem que eu sou o Senhor."(Ezequiel 20.25,26).

Tem que ser muito ignorante para acusar a Deus de permitir que os israelitas lançassem seus primogênitos no fogo para receber uma oferenda que lhe agradasse. Pois primeiro ele detestava esses rituais sanguinários, e aliás, o texto fala de como os israelitas, neste caso a tribo de Judá e Efraim, se apartaram de Deus e seus mandamentos para fazer o que seus ídolos e deuses alheios haviam mandado, por isto, Deus os abandonou em seu justo juízo e os israelitas continuaram fazendo essas atrocidades. É tal qual Deus lhes envia um poder enganoso para que creiam na mentira. Mas aqui, de sacrifícios a Deus com humanos e mais ainda bebês, não há absolutamente nada, que vão dizer? Que Deus foi mal por não lhes impedir de fazer esta obra para seus deuses? De todas maneiras acusariam a Deus fizesse o que fizesse, porque não raciocinam estes acusadores, querem justiça baseada em um amor e paz exagerados que não levam absolutamente a nada. Como se não entendessem que o homem se rebelou uma e outra vez, pois Deus incontáveis vezes se apiedou de Israel. Se lemos todo o capítulo 20 de Ezequiel, veremos toda a desobediência de Israel desde Egito ao deserto, e mais ainda, se vamos ao verso 24 comprovaremos isto:

"porque não executaram os meus juízos, e rejeitaram os meus estatutos, e profanaram os meus sábados, e os seus olhos se iam após os ídolos de seus pais."(Ez 20.24).

Eles também citam Josué 6:2-21 para fazer ao povo crer que Deus é um ser assassino e que por isso não é o Pai de Jesus. Vejamos que diz o verso 21, que é onde eles enfatizam:
"E tudo quanto na cidade havia destruíram totalmente a fio de espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, até ao boi e gado miúdo e ao jumento."(Josué 6.21).

O que estes acusadores de Javé não entendem é o seguinte: os habitantes de Jericó tinham o costume de fazer ritos abomináveis: 

Deuteronômio 18.10 "Entre ti não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, 11 nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos"

Portanto não eram nenhuns inocentes nem gente boa que tinham seu bom culto, era gente perversa e abominável em seus costumes. Não apenas lançavam a seus filhos e filhas ao fogo mas que também consultavam aos mortos, praticavam a feitiçaria, etc. Se vão dizer que o que Deus fez foi assassinato, então não conhecem o que é justiça. E se matar a essas crianças e evitar que cheguem a uma condição pior que seus pais (o qual lhes condenaria), não é misericórdia, então estamos falando de hippies que só falam porque é grátis falar. Continuando com os argumentos de que Javé não é o pai de Jesus, eles citam:

"Êxodo 33.20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá. 21 Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; ali te porás sobre a penha."

Isso nada tem a ver com um Deus que inspire terror mas com sua majestade e resplendor. Como bem se sabe, Deus falou cara a cara com Moisés. Como qualquer um fala com seu companheiro, tal como ensina Números 12.8.

Jeremias 18.17 Com vento oriental os espalharei diante da face do inimigo; mostrar-lhes-ei as costas e não o rosto, no dia da sua perdição. 18 Então, disseram: Vinde, e maquinemos projetos contra Jeremias; porquanto não perecerá a lei do sacerdote, nem o conselho do sábio, nem a palavra do profeta; vinde, e firamo-lo com a língua e não escutemos nenhuma das suas palavras.

Para estes acusadores, Deus é cruel ao castigar a gente perversa que procura acusar falsamente a alguém para que o matem, me pergunto que pensarão do que fizeram os fariseus a Jesus! Talvez eles também não merecem justiça para estes acusadores de Deus.

Naum 1.2 O Senhor é um Deus zeloso e que toma vingança; O Senhor toma vingança e é cheio de furor; O Senhor toma vingança contra os seus adversários e guarda ira contra seus inimigos.3 O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por inocente; O Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.

Voltamos a ver como tiram do contexto e esquecem que Deus é vingador daqueles que fazem o mal. Castigará o culpável e não ao inocente.Volto a perguntar: Eles sabem o que é a justiça?

Jeremias 4.9 E sucederá, naquele tempo, diz o Senhor, que se desfará o coração do rei e o coração dos príncipes; e os sacerdotes pasmarão, e os profetas se maravilharão. 10 Então, disse eu: Ah! Senhor Jeová! Verdadeiramente trouxeste grande ilusão a este povo e a Jerusalém, dizendo: Tereis paz; pois a espada penetra-lhe até à alma.

Se olhamos o verso anterior, vemos que o rei e os príncipes e todo o povo estavam cegos ante seus pecados e o conselho dos falsos profetas que indicavam que a paz continuaria reinando em Israel. Mas Jeremias sabia o que se aproximava e o que diriam ao ver quão equivocados estavam, todo o tempo se descreve como Israel se afastou de Deus, indo atrás de seus ídolos e de seus próprios interesses.

Salmos 18:6 Na angústia, invoquei ao Senhor e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz e aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face. 7 Então, a terra se abalou e tremeu; e os fundamentos dos montes também se moveram e se abalaram,  porquanto se indignou. 8 Do seu nariz subiu fumaça, e da sua boca saiu fogo que consumia; carvões se acenderem dele. 9 Abaixou os céus e desceu, e a escuridão estava debaixo de seus pés. 10 E montou num querubim e voou; sim, voou sobre as asas do vento.

Para eles, o verso 8 fala de um temível Deus, como em muitas das passagens antes citadas e isto lhe faz um Deus pouco bondoso, sem misericórdia e malvado, do qual tem que ter medo. E dizem eles que não se encaixa com o Deus que nos veio trazer o Senhor Jesus. Mas estão muito longe da verdade.Pois Deus é lento para ira, cheio de misericórdia e bondade (Salmos 86.15, 103:8, 145.8), mas não é um ser só de amor e paz, mas que também tem mão firme para fazer a justiça contra os culpáveis. Mais adiante veremos como Javé e o Senhor Jesus combina perfeitamente como Pai e filho.

Logo citam o capítulo 31 do livro de Números. Em nenhum momento vemos sacrifícios a Javé, o que sim vemos, é consagração, inclusive dos inimigos que foram tomados no saque, lembremos que por culpa dos midianitas Israel caiu em laço do deus Baal-Peor e houve mortandade em Israel, por isso esta vingança novamente torna a ser justa e não impiedosa e caprichosa como nos querem fazer crer.

Outra coisa espantosa que fazem estes pervertidos, é pôr uma imagem, a meu entender claramente passada por Photoshop, de uma mulher com uma deformação em sua cara e citam o texto de Levítico 21:17 para dizer que essa mulher não pode aproximar-se para implorar o perdão ou a misericórdia de Deus, quando este texto simplesmente fala que o sacerdote não podia ter defeitos físicos, absolutamente nada a ver com pedir ou não perdão a Deus.

("Yehweh es el Padre de Yehshúa", de Leonel Rivero de Argentina.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário