terça-feira, 9 de outubro de 2018

Significado de Olam e Aionios (Parte II)

. Com respeito a Deus olam e aionios implicam um tempo sem princípio nem fim

Quando a palavra olam alude a Deus e a sua natureza adquire um significado absoluto, de modo que pode-se traduzir perfeitamente por eternidade ou eternamente como podemos ver claramente nestes versículos:

Salmos 90:2 Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade (olam) a eternidade (olam), tu és Deus.

Salmos 9:7 Mas o Senhor está assentado perpetuamente (olam); já preparou o seu tribunal para julgar.

Salmos 10:16 O Senhor é Rei eterno (olam); da sua terra serão desarraigados os gentios.

Quando se fala do trono eterno (reino, reinado ou governação real) de Deus o Pai e de Jesus Cristo significa sem princípio e sem fim.

Salmos 93:2 O teu trono está firme desde então; tu és desde a eternidade (olam).

Salmos 45:6 O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de equidade.

Hebreus 1:8 Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino.

Observe que o reinado de Jesus Cristo também é eterno (olam), já que no Salmo 45:6 mencionado acima se fala do trono de Jeová, e se diz que tal trono é Eterno (olam), e em Hebreus 1:8 esta passagem se aplica à Jesus Cristo, ao qual se chama Deus!
O trono de Deus e de Jesus Cristo no céu é eterno. Em Isaías 6 o profeta Isaías viu ao Senhor Jeová dos exércitos no céu sentado em seu trono, porém, quem Isaías viu é Jesus Cristo! Já que a Deus o Pai, ninguém jamais o viu (Jo 1:18), e o próprio apóstolo João disse bem claro que nessa visão que teve o profeta Isaías de Jeová sentado em seu trono no céu era o próprio Senhor Jesus (Jo 12:41). Isto é, o Senhor Jesus Cristo é o mesmíssimo Jeová dos exércitos mencionado centenas de vezes na Bíblia, e obviamente Jeová dos exércitos jamais foi criado pelo Deus Pai, mas que é um Deus eterno (olam), nunca teve princípio e nunca terá fim!! O mesmo com seu reinado, jamais teve princípio e nunca terá fim.

O Senhor Jesus também se sentará em seu próprio trono glorioso aqui na terra quando vier do céu para reinar sobre as nações. Tal trono futuro de Cristo na terra, em Israel, é o trono de Davi seu antepassado. O anjo de Deus disse o seguinte:

Lucas 1:32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, 33 e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim.

Deus o Pai dará a Jesus esse trono terreno, o trono de Davi, e quando Jesus se sentar nesse seu trono aqui na terra, então o reinado de Cristo jamais terá fim, e se nunca terá fim, significa que seu reino não durará somente mil anos, como ensinam as "Testemunhas de Jeová".
Se o futuro reinado de Cristo na terra no trono de Davi durará só mil anos, então o anjo teria mentido quando disse que seu reino nunca terá fim!! No livro do Apocalipse se diz que depois do milênio o trono de Deus e do cordeiro (Cristo) continuará existindo na Nova Jerusalém celestial:

Apocalipse 22:1 E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. 3 E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.

O texto diz claramente, o trono de Deus e do Cordeiro, indicando assim que o trono do Pai e do Filho continuará existindo para sempre, pelos séculos dos séculos.O trono é do Pai e do Filho, é um só trono no qual estarão sentados os dois.
Portanto, essa doutrina que muitos ensinam de que o trono e o reinado de Cristo é somente provisório, e que tal trono e reinado de Cristo deixará de existir no final do milênio, é uma falsa doutrina.
O trono de Cristo é eterno, jamais teve princípio e jamais terá fim, assim como temos visto.Seu reinado em seu trono nunca terá fim, tal como disse bem claro o anjo (Lc 1:33), porque o trono de Deus e de Cristo continuarão existindo na Nova Jerusalém, por todos os séculos, e por isso é que a passagem diz que eles governarão pelos séculos dos séculos (Ap 22:5).

Muitos que ignoram a verdadeira doutrina cristã dizem que o que é eterno é o reinado de Cristo, mas não Cristo, isso é uma das maiores mentiras que se pode dizer. Desde quando pode existir um reinado sem o Rei? Não pode existir o reino de Cristo sem Cristo!!
Se o reinado de Cristo é eterno (olam), então seu trono também é eterno e nunca deixará de existir! Por isso é que o anjo disse que ele se sentará sobre o trono de Davi e seu reino não terá fim, indicando assim que seu trono e seu reino não é provisório, mas eterno.

Os que negam a eternidade do trono e reinado de Cristo sempre citam a seguinte passagem do apóstolo Paulo:

1 Coríntios 15:24 Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força. 25 Porque convém que reine a(jéos) que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. 27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés.Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que sujeitou todas as coisas. 28 E, quando todas as coisas estiverem sujeitas, então, também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

Primeiro, é necessário entender o significado da preposição grega traduzida em português até (jéos). A Nova Concordância de Strong a define assim:

2193.jéos; de afin. incerta; conjunc. prep. e adv.de continuação, até (de tempo e lugar):- enquanto, entretanto, para, até.

A palavra grega jéos (até) é uma preposição e advérbio de continuação cujo significado não muda por mais que se una com uma conjunção. Para ilustrar melhor o tema, tem que começar entendendo que uma conjunção é a parte da oração que serve para unir dois ou mais elementos. A conjunção permite unir orações e estabelecer uma relação entre elas. A palavra jéos em 1 Co 15:25 é ali uma conjunção porque permite ligar a primeira e a segunda frase.Vejamos:
1 Co 15:25 Porque convém que reine (Jesus Cristo) até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.

É bom esclarecer que neste texto dizer que Jesus reine "até" não significa que não vai reinar depois. Temos que ser honestos com a Bíblia e não fazê-la dizer o que não diz. Aqui o apóstolo Paulo simplesmente quer fazer ênfase e deixar bem claro que Jesus reinará até que haja posto a seus inimigos por debaixo de seus pés, mas em nenhum momento afirma que ele não reinará depois.
Há muitas passagens onde esta mesma palavra grega jéos é utilizada que podem esclarecer-nos que até não implica em uma mudança posterior de estado, entre estas temos:

Mateus 28:20 e eis que eu estou convosco todos os dias, até (jéos) à consumação dos séculos.Amém!

Esta passagem significa que Jesus não estará conosco depois do fim do mundo? Não, a passagem não diz isso, só está fazendo uma ênfase especial de que ele não nos abandonará até o fim do mundo. Temos aqui outro exemplo:

1 Timóteo 6:14 que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até (jéos) à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo;

Este texto significa que não guardaremos os mandamentos depois da segunda vinda de Jesus? Não, o texto não diz isso, apenas está fazendo uma ênfase especial de que seremos obedientes até a vinda do Senhor Jesus.

Então, o que significa a expressão "Porque convém que (Jesus) reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés"? Se lemos bem esta passagem, nela não se diz em nenhuma parte que Cristo deixará de reinar. O que diz o texto é que é necessário que Cristo reine até (jéos) que haja posto a todos seus inimigos por estrado de seus pés, isto é, quando todos seus inimigos estejam vencidos, então Cristo entregará o reino a Deus o Pai, isto é, entregará o governo ou Reinado supremo ao Deus Supremo, o Pai, mas o texto não diz que Jesus deixará de reinar, já que se fosse assim, então o anjo haveria mentido quando disse que seu reinado jamais terá fim (Lc 1:33), e igualmente a passagem do Apocalipse não falaria do trono de Deus e de Cristo na Nova Jerusalém depois do milênio. Jesus simplesmente, no final do milênio, entregará o governo ou reinado supremo ao Pai, mas a passagem não diz em nenhuma parte que Jesus abdicará do trono deixando de reinar!!!

Depois de ascender ao céu, Jesus sentou-se no trono de Deus Pai, à sua direita:

Apocalipse 3:21 "Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono."

Esse trono de Deus no céu é também o trono de Cristo, tal como diz o Apocalipse, desde o céu estão reinando o Pai e o Filho, e quando Jesus voltar do céu à terra, então se sentará em seu próprio trono glorioso aqui na terra, para julgar às nações (Mt 25:31-34), e esse será o trono de Davi (Lc 1:33, 44) donde Cristo reinará desde a terra e todo o mundo.

Portanto, Cristo têm dois tronos: o trono, governo ou reinado supremo do Pai no céu, que também é o trono de Cristo, e quando ele vier do céu lhe será dado o trono terreno de Davi seu antepassado, e a partir desse trono terreno governará a todas as nações, e seu reino ou governo não terá fim, tal como disse o anjo.

Consequentemente, o reinado do Pai e de Cristo é eterno, o trono do filho no céu é eterno (Hb 1:8), e esse mesmo trono celestial e eterno de Cristo no céu é também o trono do Deus Pai, onde o Pai e o Filho se sentam, pois segundo o Apocalipse é o trono eterno de Deus e de Cristo.

("Significado de Olam e aionios", de Henry Jaimes Martínez de Colômbia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário