quinta-feira, 18 de outubro de 2018

A teologia da prosperidade à luz da Biblia

Em muitas igrejas evangélicas atuais, principalmente nas neo-pentecostais, é ensinado pelos pastores que todo cristão deve viver uma vida abundante, farta, que não pode aceitar a miséria, e que deve tomar posse das bênçãos que Deus lhe deu, não apenas no campo espiritual, mas no financeiro também. Segundo estes líderes, a vinda de nosso Senhor Jesus e sua morte por nós, não garantem apenas uma vida espiritual abundante, plena da presença de Deus e da comunhão com ele, mas saúde física e prosperidade, da qual todos devem participar. Não somente isso, se você crê no filho de Deus mas vive uma vida de miséria ou pobreza, deve avaliar sua fé, repreender o inimigo e tomar posse desta bênção, caso contrário, algo está errado com você.

Contudo, ainda que esta doutrina, à qual é chamada de "teologia da Prosperidade" seja ensinada em muitas igrejas, ironicamente, não vemos seus resultados milagrosos tão facilmente. Parece que os líderes que a ensinam tem tido mais êxito que os fiéis que a escutam, algo que é no mínimo estranho...E não deveria ocorrer se este ensino fosse verdadeiro. Assim que, trabalhar parece ser até hoje o melhor caminho para ganhar dinheiro.

Veremos à luz da Bíblia se esta doutrina é verdadeira, se Cristo e seus apóstolos ensinaram a "teologia da prosperidade" às pessoas, propagando para todo o mundo as boas novas das riquezas, da abundância, do luxo e dos bens materiais, ou se a mensagem dele e seus discípulos é a da cruz, da renúncia, do padecer injustamente, da luta contra o pecado e abdicação do próprio ego.

Mateus 6:19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. 20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. 21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Jesus nos recomenda a não ajuntarmos tesouros na terra, pois são passageiros e ainda podem ser roubados, mas ajuntarmos no céu, pois as riquezas espirituais são muito mais valiosas e são eternas. Também vemos que aonde está o tesouro de alguém, aí estará seu coração, pois a pessoa colocará seu tesouro em primeiro lugar na sua vida, e no caso das riquezas isto é perigoso, pois ninguém pode servir a dois senhores (Mt 6:24).

Mateus 19:20 Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? 21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me. 22 E o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propiedades. 23 Disse, então, Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no Reino dos Céus. 24 E outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha que entrar um rico no Reino de Deus.

O jovem rico que foi ter com Jesus (Mt 19:16-30), era uma pessoa piedosa, que guardava os mandamentos da lei mosaica e tinha desejo de herdar a vida eterna. Porém, Jesus, que conhece os corações, quis testar até onde ia de fato o seu amor por Deus e desejo de obedecê-lo, por isso disse para que ele vendesse tudo e desse aos pobres. O jovem então deixou-o, e sua tristeza provou que seu amor e apego pelas riquezas e bens materiais ainda eram maiores que seu amor por Deus e anseio pela vida eterna.

Lucas 12:13 E Disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. 14 Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? 15 E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. 16 E propôs-lhes uma parábola, dizendo: a herdade de um homem rico tinha produzido com abundância. 17 E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. 18 E disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; 19 e direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. 20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? 21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus.

Jesus contou esta parábola do Rico insensato após um homem lhe pedir que o ajudasse a convencer seu irmão à dividir com ele seus bens. Nesta parábola, Cristo nos ensina que a maior riqueza não é material, mas espiritual, e que não adianta nada possuir todas as riquezas materiais e ser pobre para com Deus, espiritualmente. O rico insensato preocupou-se tanto com suas riquezas que se esqueceu da sua alma, do estado dela para com Deus, antes, colocando o coração em coisas passageiras, da qual ele nada levaria (Lc 12:20). Este erro deve ser evitado por todos os cristãos, que sabem que seus maiores tesouros são celestiais, não terrenos.

Lucas 12:33 Vendei o que tendes, e dai esmolas, e fazei para vós bolsas que não se envelheçam, tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão, e a traça não rói.

Todo cristão deve prezar pelas riquezas espirituais, deve enriquecer-se espiritualmente abundando em boas obras, das quais será recompensado na segunda vinda de Jesus (1 Pe 1:4, Mt 16:27, Lc 14:13-14, Ap 22:12).Já que não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura (Hb 13:14).

1 Timóteo 6:7 Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. 8 Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. 9 Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. 10 Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores. 11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

O apóstolo Paulo recomendou ao jovem Timóteo a não ser ganancioso, pelo contrário, a fugir deste pecado. Disse que devemos ser contentes com o que temos, que a cobiça do dinheiro é a maior raiz de todos os males, e que inclusive muitos se desviaram da fé por causa disso (Que diferença do que pregam os pastores da atualidade, sempre associando a fé cristã a dinheiro e prosperidade!) Paulo, contudo, nos mostra que esta busca por dinheiro não é somente errônea, mas perigosa, já que muitos largaram a fé por isto (provavelmente gente cristã), e que Timóteo deveria evitar estas coisas, e antes, seguir as boas obras de um cristão, enriquecendo para com Deus. Hoje em dia, vemos muitos escândalos de corrupção e desvio de dinheiro não apenas na política, mas também nas igrejas, onde renomados líderes são denunciados e acusados de desvio do dinheiro dos fiéis, o que sem dúvida corrobora com os versos 9 e 10 desta passagem. Tais líderes podem até não terem abandonado a fé publicamente, mas devido a cobiça que tem, já a abandonaram há muito em seus corações, a menos que se arrependam e voltem a colocar Deus em primeiro lugar em suas vidas.

1 Timóteo 6:17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; 18 que façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente e sejam comunicáveis; 19 que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.

A mesma recomendação é feita novamente a todos. Os ricos não devem deixar-se iludir com suas riquezas, e sim enriquecer em boas obras, invocarem a Deus com um coração sincero, e assim estarão tendo um bom fundamento para o futuro, e alcançarão a vida eterna. Vemos que não há problema algum em ser rico, o problema está na ganância, na avareza que deve ser evitada. Os ricos que querem alcançar a salvação devem ser sábios e almejar as maiores de todas as riquezas, que são as espirituais, e que resultarão em vida eterna para todos aqueles que as buscam.

Jesus e os apóstolos nos ensinaram a almejar o Reino de Deus mais do que a qualquer outro bem. Alguns citam João 10:10 como prova de que ele veio trazer esta prosperidade financeira, já que veio nos dar vida abundante: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância." Este texto não fala absolutamente nada de prosperidade econômica, pois vimos que o mesmo Senhor Jesus condenou a ganância e a avareza em muitas passagens, inclusive os fariseus que eram avarentos, zombaram dele (Lc 16:14). Ter uma vida espiritual abundante, plena da presença de Deus já é uma maneira de ter vida em abundância. Antes da vinda de Cristo, estávamos mortos em nossos pecados e sem nenhuma esperança "Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus." (Efésios 2:4-7). Portanto, as palavras de Jesus nesta passagem do Evangelho de João não implicam necessariamente em prosperidade financeira. Cristo deixou sua glória no céu, se fez carne, morreu por nós para assim nos resgatar da nossa condição de escravos do pecado e levar-nos a Deus, como novas criaturas, com uma vida espiritual plena e abundante: "Porque já sabeis a graça de nosso senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que, pela sua pobreza, enriquecêsseis." (2 Co 8:9).

Ninguém em sã consciência vai negar que Deus pode enriquecer à quem quiser, principalmente seus servos, pois "Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos." (Ag 2:8). A questão é se a Bíblia, em especial o Novo Testamento, ensina isto de que todo crente deve buscar a prosperidade tanto quanto busca a Deus, já que Jesus teria vindo nos dar dessa abundância financeira a todos que nele crêem. Biblicamente, a mensagem do Evangelho é a da renúncia, tomar diariamente sua cruz (Mt 8:34, Lc 9:23), arrepender-se dos pecados (Mc 1:15, Lc 24:47, At 2:38), mudar de vida ( Mt 3:8, At 26:20), pregar as boas novas (Mc 16:15, Mt 28:18-20). A prosperidade pode vir, mas sem que a pessoa a busque, como aconteceu com o sábio rei Salomão que não pediu riquezas a Deus, ainda que tivesse a chance de fazê-lo (1 Rs 3:5-15). Nosso alvo principal não são os bens materiais, passageiros e temporais, ainda que sejam necessários, mas o Reino de Deus, e as demais coisas nos serão acrescentadas (Mt 6:25-34). Devemos servir a Deus com sinceridade no coração, confiando que ele pode suprir todas as nossas necessidades:

Hebreus 13:5 Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desamparei.

Deus supre todas as necessidades de seu servos, mesmo que não necessariamente os enriqueça (Sl 34: 9-10, Sl 37:25). Ser pobre também não é nenhum sinal de fraqueza espiritual ou falta de fé, pois são os pobres que agradam a Deus (Tg 1:9-11, 2:5, 5:1-6). Nos evangelhos nunca vemos pessoas que aceitam a Cristo como Senhor de suas vidas enriquecendo instantaneamente, mas sim sendo transformadas e renovadas em seu caráter e comportamento, crendo em Deus e abandonando a escravidão do pecado (Jo 8:31-36).

Tampouco precisamos fazer voto de pobreza, vivermos mendigando ou coisa assim. Deus pode nos prosperar conforme ele queira, somente não precisamos nem devemos ter isto como nosso maior alvo. Nossa postura para com o dinheiro deve ser então a do sábio rei Salomão, e a mesma do apóstolo Paulo:

Provérbios 30:7 Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: 8 afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção acostumada; 9 para que, porventura, de farto te não negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecendo, venha a furtar e lance mão do nome de Deus.

Filipenses 4:12 Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. 13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário