segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Dízimo monetário vs Ofertas para os santos (Parte II)

21. Que deveriam fazer os israelitas se estivessem muito longe do lugar escolhido por Deus para levar os dízimos?

Deuteronômio 14:24 E, quando o caminho te for tão comprido, que os não possa levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor, teu Deus, para ali pôr o seu nome, quando o Senhor, teu Deus, te tiver abençoado, 25 então, vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor, teu Deus. 26 E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor, teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;

Se nota claramente que os israelitas que estavam longe não estavam na obrigação de levar o dízimo aos levitas. Por exemplo, os agricultores vendiam seus produtos pelo caminho e com esse dinheiro compravam animais e bebidas, comiam e faziam festa.
Por que as igrejas da cristandade não aplicam este mesmo princípio quando fazem congressos regionais ou nacionais? Por que os pastores não isentam de pagar o dízimo a essas pessoas que vem de longe, que além de pagar hotel e alimentação, tem que dar o dízimo na igreja? Supondo que fosse necessário dizimar hoje em dia, por que não fazê-lo tal como foi ordenado na lei de Moisés, com o mesmo propósito e da mesma maneira?

22. Onde se guardava os dízimos que se separava cada três anos para o levita, o estrangeiro, o órfão e a viúva?

Deuteronômio 14:27 Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo. 28 Ao fim de três anos, tirarás todos os dízimos da tua novidade no mesmo ano e os recolherás nas tuas portas. 29 Então, virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão, para que o Senhor, teu Deus, te abençoe em toda a obras das tuas mãos, que fizeres.

Se o dízimo anda estivesse vigente, por que os pastores da cristandade não recolhem um dízimo de cada três anos e o dividem com as viúvas, órfãos e estrangeiros? Por que retêm para eles mesmos o que também pertence a essas pessoas?

23. Aboliu Jesus Cristo o dízimo durante seu ministério terreno?

A resposta é não. Ele nasceu sob a lei de Moisés e a cumpriu com perfeição. Assim que enquanto esteve em vigor a lei de Moisés, Jesus não se opôs ao dízimo.

Gálatas 4:4 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei

Lucas 11:42 Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda hortaliça e desprezais o Juízo e o amor de Deus! Importava fazer essas coisas e não deixar as outras. 

Mateus 5:17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim abrogar, mas cumprir. 18 Porque em verdade vos digo que até que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.

Hebreus 9:14 Quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito Eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? 15 E, por isso, é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. 16 Porque, onde há testamento, necessário é que intervenha a morte dos testador. 17 Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?

Ao ler todos estes textos bíblicos podemos deduzir que Cristo nasceu sob a lei, portanto, durante seu ministério terreno devia obedecê-la até sua morte. Depois de sua morte o novo pacto entra em vigor, e fica abolida a lei de Moisés (na qual aparece o dízimo).

24. Ensinou Jesus em Mateus 23:23 que nós cristãos devemos dizimar com justiça, misericórdia e fé?

Mateus 23:23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas.

Se seguíssemos o a argumento criado na pergunta que nós cristãos devemos dizimar com justiça, misericórdia e fé, segundo esta mesma premissa muitos também poderiam argumentar que Jesus Cristo está condenando aos escribas e fariseus por dizimar. Mas nem uma coisa nem outra é a intenção de Jesus ao pronunciar estas palavras.
No contexto há muitas acusações que Jesus faz contra os escribas e fariseus: fechar o reino dos céus diante dos homens (Mt 23:13), devorar as casas das viúvas (Mt 23:15), etc.

Ao analisar o contexto, nos damos conta de que Jesus Cristo está se dirigindo aos fariseus e aos escribas (não a seus apóstolos que representavam a Igreja cristã). E somente à eles (os escribas e fariseus), é para quem se diz que é necessário dizimar sem esquecer da justiça, da misericórdia e a fé.

25. Jesus deu a entender que devemos dar o dízimo aos pastores da cristandade porque ele disse: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus?

Novamente devemos buscar a resposta no contexto.

Mateus 22:15 Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam em alguma palavra. 16 E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro e ensinas o caminho de Deus, segundo a verdade, sem te importares com quem quer que seja, porque não olhas à aparência dos homens. 17 Dize-nos, pois, que te parece: é lícito pagar o tributo a César ou não? 18 Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas? 19 Mostrai-me a moeda e o tributo.E eles lhe apresentaram um dinheiro. 20 E ele disse-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? 21 Disseram-lhe eles: De César. Então, ele lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus. 22 E eles, ouvindo isso, maravilharam-se e, deixando-o, se retiraram.

O contexto diz claramente que foram os fariseus e herodianos os que queriam submeter Jesus à prova com essa pergunta, para ver se conseguiam acusá-lo de sedição contra o governo romano. Contudo, Jesus conhecia a malícia da pergunta e lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Com esta resposta deixou-lhes claro que eles deviam não apenas pagar tributos ao império romano, mas também dar o que pertence a Deus (dízimos, ofertas, primícias). Porém, devemos notar que o contexto não diz que estas palavras estão se dirigindo aos apóstolos (que representam a Igreja cristã) mas aos fariseus e os herodianos. Portanto, citar Mateus 22:21 para justificar o dízimo no cristianismo é tirar o que Jesus disse do contexto, para favorecer uma doutrina que não se aplica aos cristãos.

26. O dízimo foi abolido no novo pacto?

Sim. O dízimo era parte da lei mosaica, portanto, já não se aplica aos cristãos.

Hebreus 7:8 E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive. 9 E, para assim dizer, por meio de Abraão até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos. 10 Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai, quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro. 11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? 12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

Romanos 6:14 Pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Durante a igreja cristã apostólica, alguns judeus e fariseus aceitaram o cristianismo, mas começaram a ensinar que os cristãos gentios tinham que circuncidar-se e guardar a lei de Moisés para serem salvos.

"Então, alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se vos não circuncidardes, conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.Alguns, porém, da seita dos fariseus que tinham crido se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés." (Atos 15.1, 5).

Atos 15:6 Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. 7 E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Varões irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do Evangelho e cressem. 8 E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; 9 e não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando o seu coração pela fé. 10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós podemos suportar? 11 Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.

Atos 15:20 Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.

Atos 15:28 Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: 29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos vá.

No concílio de Jerusalém que foi liderado pelos apóstolos, principalmente por Pedro e Barnabé guiados pelo Espírito Santo, chegaram a resolução que os cristãos gentios não tinham que circuncidar-se nem guardar a lei de Moisés (incluindo o dízimo, que fazia parte dessa lei), somente tinham que se absterem do sacrificado aos ídolos, de sangue, sufocado e da imoralidade sexual.

27. Se os levitas só recebiam o dízimo dos israelitas uma vez por ano, e a cada três anos para dividi-los com as viúvas, órfãos e estrangeiros, então, do que viviam durante o resto do ano?

Os levitas também tinham outras fontes de sustento: as ofertas e as primícias. Vejamos:

Números 18:8 Disse mais o Senhor a Arão: E eu, eis que te tenho dado a guarda das minhas ofertas alçadas, com todas as coisas santas dos filhos de Israel; por causa da unção que tenho dado a ti e a teus filhos por estatuto perpétuo. 9 Isto terás das coisas santíssimas do fogo: todas as suas ofertas, com todas as suas ofertas de manjares, e com todas as suas expiações do pecado, e com todas as suas expiações da culpa, que me restituírem; elas serão coisas santíssimas para ti e para teus filhos. 10 No lugar santíssimo o comerás; todo varão o comerá; santidade será para ti. 11 Também isto será teu: a oferta alçada dos seus dons com todas as ofertas movidas dos filhos de Israel; a ti, a teus filhos, e as tuas filhos contigo, as tenho dado por estatuto perpétuo; todo o que estiver limpo na tua casa as comerá. 12 Todo o melhor do azeite e todo o melhor do mosto e do grão, as suas primícias que derem ao Senhor, as tenho dado a ti. 13 Os primeiros frutos de tudo que houver na terra, que trouxerem ao Senhor, serão teus; todo o que estiver limpo na tua casa os comerá.

Ao analisar estes textos bíblicos podemos concluir que os levitas não somente viviam dos dízimos mas também das ofertas e das primícias. Então, como o dízimo o recebiam só uma vez por ano, o resto do ano se sustentavam com as ofertas e as primícias dadas pelo povo.

28. Os levitas deviam dizimar?

Números 18:26 Também falarás aos levitas e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado em vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao Senhor: o dízimo dos dízimos. 27 E contar-se-vos-á a vossa oferta alçada como grão da eira e como plenitude do lagar. 28 Assim também oferecereis ao Senhor uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta alçada do Senhor a Arão, o sacerdote.

Os levitas também tinham que dizimar e oferecer do que recebessem de dízimos. Contudo, poucos líderes do protestantismo aplicam este princípio em suas igrejas. A maioria deles, guarda para si o dízimo, mas muitos pastores não dão o dízimo dos dízimos, como se eles não tivessem que aplicar também a lei que eles mesmos impõem com dureza e arrogância.

29. Ensinaram os cristãos da era apostólica a dizimar?

Não. Eles nunca ensinaram a dizimar.Alguns líderes da cristandade citam Hebreus 7:1-10 para argumentar que o apóstolo Paulo ensinou a dizimar. Contudo, o propósito do apóstolo Paulo ao escrever esta carta aos Hebreus não era ensinar a dizimar, mas provar que o sacerdócio de Melquisedeque era superior ao sacerdócio levítico e que, consequentemente, o sacerdócio de Cristo também é superior ao dos levitas.

30. Dizimavam os apóstolos e os membros da igreja primitiva?

Não. Não há nenhum registro bíblico que evidencie que os apóstolos ou os cristãos dizimaram. Se nós cristãos estivéssemos na obrigação de dizimar, então, os evangelhos e as cartas do Novo Testamento teriam orientações claras até da forma como se deveria dizimar. Cristo tampouco estabeleceu em sua igreja algum sacerdócio especial que os membros tivessem que sustentar através de dízimos, mas que constituiu a todos os membros de sua igreja "reis e sacerdotes" (1 Pedro 2:5, Apocalipse 1:6).
Aliás, como já demonstramos anteriormente, aos cristãos gentios não foi exigido guardar a lei de Moisés (incluindo o dízimo) para se salvarem, só deviam se abster do sacrificado aos ídolos, de sangue, do sufocado e de fornicação; se guardassem estas coisas, bem faziam (Atos 15:28-29).

31. A Bíblia aprova que um cristão dedique todo o seu tempo a obra de Deus?
Vejamos o que diz a Palavra de Deus:

1 Coríntios 9:13 Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar participam do altar? 14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.

Sim. Aqui demonstra-se que em algumas ocasiões Deus aprova que os ministros se dediquem a anunciar o evangelho e sejam sustentados pela igreja.Algumas vezes, o apóstolo Paulo recebia "salário" (2 Coríntios 11:8), e sempre defendia o direito dos obreiros no Reino espiritual de receber sustentação material (1 Co 9:1-15, 2 Ts 3:6-10, Fp 2:25-30, 4:10-20, 1 Tm 5:17-18). Em outras ocasiões, o apóstolo Paulo trabalhava com suas próprias mãos para "não pormos impedimento algum ao evangelho"(1 Co 9:12), ou "para não sermos pesados a nenhum de vós" (2 Ts 3:8).Tudo isso indica que um ministro pode trabalhar secularmente e servir na igreja, ou pode servir ao evangelho e ser sustentado pela igreja.

32. Se nós cristãos já não somos obrigados a dizimar, então, como se sustenta economicamente a obra dos santos ministros dedicados a pastorear igrejas?

Através da oferta para os santos.

1 Coríntios 16:1 Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. 2 No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não façam as coletas quando eu chegar.
Há alguns elementos que seria apropiado analisar: "No primeiro dia da semana", isto é, cada domingo, não cada vez que tenha culto. "Cada um", todos os cristãos, não apenas alguns." Ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade", aqui não diz separar o dízimo, mas o que puder ajuntar. Quanto? "Conforme sua prosperidade".

33. São as ofertas para os santos só para os que pastoream as igrejas?

Os fundos arrecadados eram destinados para suprir as necessidades dos santos que anunciavam o evangelho (Fp 4:16), mas também utilizavam-se para ajudar os santos que tinham poucos recursos.

Romanos 15:26 Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.

Além disso, os cristãos colaboraram com a hospedagem dos ministros da Palavra, cooperando com eles e encaminhando-os para que continuassem suas viagens missionárias (3 Jo 5-8, At 6:14-12, 18:1-3, 7). Da mesma maneira, a igreja deve atuar hoje em dia oferecendo hospedagem aos santos que anunciam o evangelho. Algo que é importante ressaltar é que quando Jesus enviou aos doze apóstolos para pregar e logo aos 70 discípulos, nunca lhes ordenou que cobrassem dízimos para seu sustento, mas lhes disse que ficassem nas casas dos justos e que comessem o que lhes fosse posto diante deles. (Mt 10:5-15, Lc 10:1-12).

34. Que tipo de ofertas os cristãos da igreja primitiva davam no primeiro dia de cada semana?

É improvável que o apóstolo Paulo e seus colaboradores carregassem ofertas de víveres e gado aos lugares tão distantes aonde viajavam como Macedônia e Acaia. O mais factível é que fossem ofertas de dinheiro segundo se pode deduzir ao ler 2 Coríntios capítulos 8 e 9. As dádivas que os Filipenses enviaram à Paulo através de Epafrodito eram dinheiro (Fp 2:25-30, 4:10-20). Em troca, os dízimos dados por Israel eram de produtos agrícolas e de gado.

35. Que significa a expressão "outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário", em 2 Coríntios 11:8?

Significa que as outras igrejas deram ofertas à Paulo para cobrir suas necessidades materiais e para ajudar os irmãos de Corinto. Que diferença abismal podemos notar com a maior parte de líderes da cristandade de hoje em dia que vêem as almas como um negócio para aumentar seus lucros de acordo com o número de fiéis que há em suas igrejas!

36. Pode a Igreja sustentar com as ofertas a um santo que anuncie o evangelho e sua família?

1 Coríntios 9:5 Não temos nós direito de levar conosco uma mulher irmã, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? 6 Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?
De acordo com estes textos bíblicos, se pode sim fazer.Contudo, como foi explicado no ponto 31, também os ministros podem trabalhar secularmente para suprir as necessidades de seu lar.De fato, a Bíblia também diz: "Se alguém não quiser trabalhar, não coma também" (2 Ts 3:10). Assim que pode-se trabalhar anunciando o evangelho com o sustento da igreja ou servir na igreja sem salário, naturalmente com um trabalho secular para sustentar sua família.

37. Quem são os que administram as ofertas separadas "cada primeiro dia da semana" pelos cristãos que obedecem a lei de Cristo?

Os anciãos ou administradores de cada congregação. Na igreja primitiva não havia concílios que possuíssem das ofertas ou que exigissem o "dízimo dos dízimos".

38. Devido ao fato que o dízimo já não se aplica na lei de Cristo, então significa que nós cristãos devemos ser mesquinhos com as ofertas para ampliar a obra de Deus?

2 Coríntios 8:12 Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem e não segundo o que não tem.

2 Coríntios 9:6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância em abundância também ceifará. 7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

O cristão deve dar conforme sua prosperidade (1 Co 16:2). Mas se uma pessoa de recursos escassos chega à igreja e não pode dar uma oferta generosa, nem por isso se pode excluí-la, criticá-la, difamá-la, menosprezá-la, censurá-la, discipliná-la nem muito menos lhe tirará a oportunidade de participar em cargos dentro da igreja.

39. Como o cristão verdadeiro pode fazer tesouros no céu?

Mateus 6:19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem, tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. 20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. 21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

O verdadeiro cristão faz tesouros no céu quando contribue para a obra do Evangelho com seu tempo, seus talentos e seus recursos, conforme Deus o tenha prosperado (1 Co 16:1-2) e também quando ajuda à seus irmãos necessitados (Rm 15:26)."E eu faço isso por causa do evangelho, para ser também participante dele."(1 Co 9:23).

40. Se os dízimos já foram abolidos na lei de Cristo, por que muitos autodenominados apóstolos, pastores, evangelistas e profetas continuam ensinando esta doutrina da antiga aliança, agora como dízimo monetário?

Para responder esta pergunta devemos classificar aos líderes pregadores de dízimos monetários em três tipos de pessoas:
I.Os líderes avarentos e gananciosos.

1. São falsos profetas e falsos mestres que ensinam heresias.

2 Pedro 2:1 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; 3 e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

2. São "cobiçosos de torpe ganância"

1 Timóteo 3:3 Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;

3. Como fundar uma igreja é um negócio rentável, aproveitam-se da necessidade espiritual das pessoas e tomam a piedade como causa de ganho.

1 Timóteo 6:5 "Cuidando que a piedade seja causa de ganho."

4. São mais amantes do dinheiro do que de Deus.

"Porque o amor ao dinheiro é a maior raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores."(1 Timóteo 6:10).

5. São pseudo-apóstolos e pseudo-pastores que não querem edificar mas roubar a seus membros.

"E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração. Mas vós a tende convertido em covil de ladrões." (Mateus 21:13).

II. Os líderes que ignoram a verdade das Sagradas Escrituras.

1. Não aprenderam que a lei de Moisés da antiga aliança (incluindo o dízimo) já foi cravada na cruz.

"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando a na cruz." (Colossenses 2:14).

2. Não sabem diferenciar entre o antigo pacto (a lei de Moisés) e o Novo pacto (a lei de Cristo).

"Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei." (Hebreus 7:12)

"O qual nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica." (2 Coríntios 3:6)

"Para os que estão sem lei, como se estivera sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei." (1 Coríntios 9:21)

"Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo."(Gálatas 6:2)

III. Líderes que conhecem esta verdade, mas preferem submeter-se às ordenanças de concílios de suas igrejas, ao invés de obedecer os mandamentos de Cristo e os apóstolos no Novo Testamento.

"Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens."(Mateus 15:9)

"Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus." (Romanos 10:2-3)

.Conclusão

O dízimo bíblico não é o dízimo monetário que exigem hoje em dia os autonomeados apóstolos e pastores da cristandade. O dízimo verdadeiro era a décima parte dos produtos agrícolas e gados.

Abraão não deu o dízimo de todo o despojo de guerra depois que Melquisedeque o abençoou, não, pelo contrário. Jacó fez um voto a Deus de dar dízimos por vontade própria, ainda que não fosse um mandamento legal.

A lei do dízimo foi sim um requisito da lei mosaica. Os levitas recebiam o dízimo porque eles não herdaram terras, então, Deus lhes deu o dízimo como herança. Porém, o dízimo não era dado semanalmente, nem mensalmente nem anualmente. Cada três anos celebravam-se o ano do dízimo e os levitas deviam dividir os dízimos com as viúvas, órfãos e estrangeiros. Da mesma maneira, os levitas se sustentavam os resto do ano com as ofertas que davam os israelitas.

Jesus Cristo não desaprovou o dízimo durante seu ministério terreno porque ele nasceu sob a lei de Moisés, e a cumpriu até sua morte. Depois da morte do testador, nosso Senhor Jesus Cristo, a lei de Moisés, da qual o dízimo fazia parte, foi abolida e se estabeleceu a nova aliança. Na resolução dada no concílio de Jerusalém, evidenciou-se que os cristãos gentios não estão obrigados a guardar a lei de Moisés, portanto, não são obrigados a dizimar.

Os apóstolos nunca ensinaram a doutrina do dízimo, mas da oferta para os santos ministros de Deus que se dedicavam a anunciar o evangelho de Deus. Também essa oferta era dada aos santos escassos de recursos.

Ainda que já não se exija que um cristão deva dar o dízimo, contudo, sabemos que Deus ama ao que dá com alegria e o que semeia pouco, pouco também colherá. Portanto, nós cristãos verdadeiros devemos dar conforme Deus nos tenha prosperado. 

("Diezmo monetario vs Ofrenda para los santos", do colombiano Henry Jaimes Martínez).

Nenhum comentário:

Postar um comentário