quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Javé é o Pai de Jesus (Parte IV)

Lhes fiz conhecer o teu nome

João 17.26 E eu lhes fiz conhecer o teu nome e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.

Estes ignorantes usam esta passagem e dizem que no Novo Testamento, segundo eles, Jesus jamais mencionou o nome de Javé. Então resulta que Jesus veio trazer um Deus diferente. Vejamos quão falso e ridículo é este argumento.

Jesus disse o nome do Pai, Javé em mais de uma ocasião.Pois ele conhecia as escrituras e as citava.Os tradutores bíblicos mudaram os textos chamando a Javé, o Senhor. Mas na realidade Jesus citou o Salmo corretamente:

Marcos 12:28 Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar e, sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? 29 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. 30 Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. 31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Comparemos com Deuteronômio 6:4-5:

Dt 6.4 Ouve, Israel, Javé, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. 5 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.

Também vemos Jesus citar Deuteronômio quando Satanás trata de fazer que o adore e tentá-lo para que desobedeça a Deus. A qual Deus? Obviamente a Javé.

Mateus 4:4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Javé.

Deuteronômio 8:3 E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas que de tudo o que sai da boca de Jave viverá o homem.

E também:

Mateus 4:10 Então, disse-lhe Jesus: Vai-te Satanás, porque está escrito: A Javé teu Deus, adorarás e só a ele servirás

Deuteronômio 6:13 A Javé teu Deus, temerás, e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás.

E continua:

Mateus 4:7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás a Javé, teu Deus.

Deuteronômio 6:16 Não tentareis a Javé, vosso Deus, como o tentastes em Massá.

Ainda leu na sinagoga o livro de Isaías:

Lucas 4:17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: 18 O Espírito de Jave é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 a apregoar a liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável de Jave. 20 E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 21 Então, começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.

Vejamos como está escrito no livro de Isaías, para ver se mentem os que dizem que Jesus jamais disse o nome de Javé:

Isaías 61:1 O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; 2 a apregoar o ano aceitável de Jeová e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;

Também a passagem de Salmos 110.1 a têm traduzido muito mal, mas o Jesus a cita corretamente. Vejamos:

Salmos 110:1 Disse Javé ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelos dos teus pés.

Assim tal como a citou o Senhor Jesus quando disse:

Marcos 12:36 "O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: Javé disse a meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. 37 Pois, se Davi mesmo lhe chama Senhor, como é logo seu filho? E a grande multidão o ouvia de boa vontade."

O que não quer ver está cego. O Senhor Jesus nomeou a Javé em mais de uma ocasião. Mas agora vejamos com a Bíblia em mãos e palavras do Senhor Jesus como mentem ao dizer que Javé não é seu Pai! O mesmo Senhor Jesus os desmente:
O Espírito Santo: podemos ver que Javé promete enviar o Espírito Santo tal como diz:

Provérbios 1:23 Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.

Joel 2:27 E vós sabereis que eu estou no meio de Israel e que eu sou Javé, vosso Deus, e ninguém mais; e o meu povo não será envergonhado para sempre. 28 E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. 29 E também sobre os servos e sobre as servas, derramarei o meu Espírito.

Atos 2:17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; 18 e também do meu Espírito derranarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão.

E é Jesus quem envia esta promessa, dizendo o seguinte:

Lucas 24:49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

Assim o entendeu Pedro, assim o entenderam os apóstolos, não há porque entedé-lo diferente. Jesus é o que enviou a promessa do Espírito Santo, tal como Javé, o Deus de Israel havia prometido, e Jesus disse que Seu Pai é que havia feito essa promessa. Indiscutivelmente, Jave é o Pai de Jesus.

O Deus de Israel: Vemos que Jesus várias vezes discutiu com os israelitas.Uma delas, ele lhes disse isto:

João 8:54 Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus.

Êxodo 3:15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Javé, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.

Aí está clarissimo, Javé é o Deus de Jacó (Israel)  e dos pais de Israel, o pai de Jesus. Dito pelo próprio Jesus, pois assim não fica alguma dúvida.

Atos 3:13 O Deus de Abraão, e de Isaque, e de Jacó, O Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.

E este texto é verdadeiramente irrefutável, já que aquele que os judeus diziam que era seu Deus não era outro senão Javé, só que o serviam mal com suas obras, apenas de lábios honravam a Deus.

João 8:54 Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus.

Fica completamente refutada essa doutrina espantosa de que Javé não é o pai de Jesus por ser um deus cruel e assassino diferente do Deus que Jesus ensinou.

 ("Yehveh es el Padre de Yehshúa", de Leonel Rivero de Argentina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário