quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Misantropia

Matai, ó Deus eu vos imploro 
minha misantropia que horrivelmente ameaça crescer a cada dia!
Sim, ó Pai, um fim nisso dai,
mudai minha mente, tirai-me dessa agonia. 

Já não suporto ver, conviver e ser um ser humano. 
Mas, errado demais isso vai 
contra o amor ao próximo pregado por Jesus, filho de nosso Senhor, Deus Pai.

Mas então, porquê razão 
tenho ojeriza a este ser?
Seria em vão, ou há motivos
para isto haver?
Digam-me então: que animal mata os próprios pais, rouba, destrói, calunia, fofoca, mente, corrompe, corrói, 
nem sempre na inocência 
mas por prazer?

Que bicho humilha a seu irmão 
por ele ser "inferior", sem se preocupar com a sua dor, os nobres sentimentos do seu pobre coração? 

Tudo isso e muito mais
obras do homem são. 
O "ser racional" faz-se perder a razão, comporta-se pior que um animal!

Mas ó Deus, eu vos peço 
tirai de mim tais indagações.
Sei que ao fazê-las perco minhas razões, pois o homem do qual também sou um,
é a mais nobre de todas as vossas muitas criações. 

Assim estou vos pedindo,
Senhor de tudo e de todos criador, dai-me do vosso amor!
Uma porção generosa 
concedei-me todo dia,
para aplicar ao meu coração e acabar enfim
com essa misantropia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário