sábado, 4 de abril de 2020

Barroco

É das muitas fases da arte,
de longe a minha preferida.
Por retratar o mundo como é,
sem retoques, floridos,
mas sim na sua real medida.

Quisera eu uma daquelas belas pinturas ou poemas ter composto!
Mas só de admirá-los em toda sua formosura, me satisfaço,
a olhá-los com ternura estou sempre disposto.

Vejo seus traços, imagino os belos braços que a pintar o faziam.
Pedaços de si deixavam, não rabiscos,
imagens vivas de seus seres, em versos esparsos, formas de heróis ou meninos, em emblemáticos chuviscos.

Celestiais nuvens ou terríveis infernos!
Verdades humanas em versos, pinturas, célebres esculturas,
oscilação constante de um ser curto de dramas eternos.

Que mais desta maravilha hei de dizer?
Se sempre dela gostei, como uma fada querida, antes que nem havia porquê,
quanto mais agora, que vivo a fase mais barroca de minha vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário